Esta é a nossa bibliografia de referência, em constante construção. São títulos dos campos do planejamento urbano, economia, data science, dentre outros. Estão organizados em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, e também podem ser filtrados por título, autor ou assunto principal.

 filtrar livros

  • Livro: A cidade caleidoscópica / Autor: Pedro Abramo

    A cidade caleidoscópica

    Pedro Abramo

    economia urbana e geografia

    Nesta nova obra Pedro Abramo apresenta uma contribuição ainda mais importante que a anterior – o livro Mercado e Ordem Urbana. Aqui o autor procura demonstrar que é insuficiente denunciar as visões dominantes sobre o mercado imobiliário capitalista e que existe a necessidade de elaborar uma interpretação alternativa que no intuito de entender o funcionamento desse mercado cuja compreensão é indispensável para a atuação na cidade dos dias atuais.

  • Livro: Mercado e ordem urbana / Autor: Pedro Abramo

    Mercado e ordem urbana

    Pedro Abramo

    economia urbana e geografia

    Neste livro Pedro Abramo reconstrói os componentes e os vínculos da Economia Espacial Neoclássica contemporânea. A sistematização das teorias econômicas sobre a estruturação interna das cidades é o tema principal de Mercado e Ordem Urbana - Do caos à teoria da localização urbana. Hoje, a teoria neoliberal é a principal influência das políticas urbanas, e nesta obra o autor propõe uma releitura desta cidade ortodoxa.

  • Livro: Curso básico de engenharia legal e de avaliações / Autor: Sérgio Abunahman

    Curso básico de engenharia legal e de avaliações

    Sérgio Abunahman

    engenharia legal e avaliações

    Este livro preencheu a lacuna existente na literatura específica, qual seja, um único livro abrangendo matéria pericial e avaliatória, na teoria e na prática. É o livro texto do professor Sérgio Abuhnaman, utilizado nos inúmeros cursos que o autor tem ministrado em todo o Brasil e no exterior.

  • Livro: Da perícia ao perito / Autor: Reinaldo Pinto Alberto Filho

    Da perícia ao perito

    Reinaldo Pinto Alberto Filho

    engenharia legal e avaliações

    O livro aborda de forma prática os principais aspectos da prova pericial e a atividade do perito no processo, considerando as mais recentes modificações no ordenamento jurídico introduzidas pelo novo Código de Processo Civil e legislação posterior. Está dividida em quatro partes, na Parte I traz orientação doutrinária sobre a perícia, na Parte II um resumo de toda a legislação referente ao tema, na Parte III, trata da prática forense, trazendo modelos e citações, e na Parte IV traz a jurisprudência dominante dos nossos Tribunais.

  • Livro: Direito condominial / Autor: Dimas Elias Atui

    Direito condominial

    Dimas Elias Atui

    direito imobiliário

    Neste livro as leis paralelas que afetam a cooproriedade condominial nas diversas espécies são objeto de exame pela ótica do autor, com menção a jurisprudência e doutrina. As últimas modificações legislativas são tratadas no livro, especialmente o fenômeno da multipropriedade, trazido à sociedade por força da Lei Federal 13.777/2018.

  • Livro: Inventing future cities / Autor: Michael Batty

    Inventing future cities

    Michael Batty

    ciências sociais e urbanismo

    O autor questiona como podemos inventar - mas não prever - o futuro das cidades. Batty descreve certos princípios que se aplicam a todas as cidades e investiga não a invenção de artefatos, mas processos inventivos. Ele argumenta que as cidades futuras serão definidas como clusters em uma hierarquia, descreve a cidade do futuro como streaming em tempo real de “alta frequência”, considera a expansão e a renovação urbana, e mapeia as ondas de mudança tecnológica, que se tornam cada vez mais intensas e levam à inovação contínua - como um processo interminável de destruição criativa a partir do qual surgirão as cidades do futuro.

  • Livro: História da cidade / Autor: Leonardo Benevolo

    História da cidade

    Leonardo Benevolo

    arquitetura e urbanismo

    O autor transita entre história, sociologia e arquitetura, para compor uma verdadeira História da Cidade por imagens, de amplitude inaudita, recorrendo a mapas, fotos, projetos urbanísticos e reconstituições arqueológicas, apresentadas de forma aprimorada nesta nova edição. Benevolo não perde a atenção ao detalhe, à informação precisa, ao particular, às histórias de vida que dão a esta obra de referência sua dimensão propriamente humana.

  • Livro: Order without design / Autor: Alain Bertaud

    Order without design

    Alain Bertaud

    economia urbana e planejamento urbano

    Neste livro Alain Bertaud argumenta que a aplicação das teorias da economia urbana à prática do planejamento urbano melhoraria muito a produtividade das cidades e o bem-estar dos. O autor explica que os mercados fornecem mecanismo indispensável para o desenvolvimento das cidades, relaciona a produtividade das cidades ao tamanho de seus mercados de trabalho, argumenta que a concepção da infraestrutura e dos mercados podem complementar-se, examina a distribuição espacial dos preços e densidades da terra, destaca a importância da mobilidade e acessibilidade, e critica os regulamentos de uso do solo em várias cidades.

  • Livro: Concreto armado eu te amo - volume 1 / Autores: Manoel Henrique Campos Botelho e Nelson Newton Ferraz

    Concreto armado eu te amo - volume 1

    Manoel Henrique Campos Botelho

    Nelson Newton Ferraz

    engenharia civil

    Este livro foi desenvolvido para estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura, tecnólogos e profissionais da construção em geral. Trata-se de um ABC explicativo, didático e prático sobre o mundo do concreto armado e tem aplicação prática em construções de até quatro andares. A obra incorpora várias fotos e uma cartilha que explica a norma de concreto armado, conforme NBR 6118 (antiga NBR 1/78) e NBR 14931.

  • Livro: Concreto armado eu te amo - volume 2 / Autores: Manoel Henrique Campos Botelho e Nelson Newton Ferraz

    Concreto armado eu te amo - volume 2

    Manoel Henrique Campos Botelho

    Nelson Newton Ferraz

    engenharia civil

    Este livro foi desenvolvido para estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura, tecnólogos e profissionais da construção em geral. Trata-se de um ABC explicativo, didático e prático sobre o mundo do concreto armado e tem aplicação prática em construções de até quatro andares. A obra incorpora várias fotos e uma cartilha que explica a norma de concreto armado, conforme NBR 6118 (antiga NBR 1/78) e NBR 14931.

  • Livro: Concreto armado eu te amo - para arquitetos / Autor: Manoel Henrique Campos Botelho

    Concreto armado eu te amo - para arquitetos

    Manoel Henrique Campos Botelho

    arquitetura e engenharia civil

    Este livro é voltado às necessidades específicas de arquitetos, e possui muitas ilustrações, conceitos e informações surpreendentes sobre estruturas de concreto armado. O texto é simples, didático e agradável, e transmite as informações essenciais sobre como fazer anteprojetos e construir edifícios de baixa altura com estrutura de concreto armado. O texto segue a nova norma NBR 6118/2014 da ABNT e boas práticas profissionais.

  • Livro: Concreto armado eu te amo - vai para a obra / Autores: Manoel Henrique Campos Botelho e Nelson Newton Ferraz

    Concreto armado eu te amo - vai para a obra

    Manoel Henrique Campos Botelho

    Nelson Newton Ferraz

    engenharia civil

    Neste livro os autores reuniram suas próprias experiências e as de amigos, com o intuito de aguçar na cabeça de jovens engenheiros, arquitetos e tecnólogos a importância das ciências da administração empresarial. O objetivo é transmitir, de maneira resumida e agrupada, os principais conceitos que todo profissional que atua na execução de obras da construção civil precisa conhecer, nos campos das estruturas de concreto armado e alvenaria.

  • Livro: A econonimia das trocas simbólicas / Autor: Pierre Bourdieu

    A econonimia das trocas simbólicas

    Pierre Bourdieu

    ciências sociais e filosofia política

    O livro é um leque de materiais constitutivos das teorias desenvolvidas por Bourdieu, em que a sociedade é vista como um espaço onde se encontram e se chocam relações de força geradas pelas significações e simbolizações. O editor deste conjunto encaminha o leitor aos pontos cruciais das concepções apresentadas nos textos, abrindo caminho para a melhor aproximação da metodologia e do pensamento do autor.

  • Livro: Coisas ditas / Autor: Pierre Bourdieu

    Coisas ditas

    Pierre Bourdieu

    ciências sociais e filosofia política

    Neste livro Pierre Bourdieu aplica a si próprio seu método de análise das obras culturais, traçando um auto-retrato intelectual objetivo e compreensivo. A obra apresenta extensas conversas suas com etnólogos, economistas e sociólogos, nas quais o autor esclarece certos aspectos de seu trabalho, explica os pressupostos filosóficos de suas pesquisas e evoca a lógica concreta de suas investigações.

  • Livro: O poder simbólico / Autor: Pierre Bourdieu

    O poder simbólico

    Pierre Bourdieu

    ciências sociais e filosofia política

    O conjunto de textos de "O Poder Simbólico" enuncia um modo de analisar o social - uma teoria da prática - associado ao estudo de casos concretos. Estes exemplos sugerem um método que vai ao encontro de muitas das preocupações epistemológicas que o autor enunciou nas entrevistas com Raphael e Chartier, e no diálogo com este último e Darnton, a propósito da história cultural. Desenha-se a proposta de uma ciência social integrada, assente numa crítica histórica às próprias categorias do conhecimento.

  • Livro: Sobre o estado / Autor: Pierre Bourdieu

    Sobre o estado

    Pierre Bourdieu

    ciências sociais e filosofia política

    Este livro reúne cursos proferidos por Pierre Bourdieu no Collège de France entre 1989 e 1992. O foco da análise é a transição do Estado absolutista, próprio da Idade Média, para o Estado moderno, que vai se desenhando ao longo dos séculos a partir da separação entre poder político e religioso e da diferenciação entre os poderes.

  • Livro: Lectures on urban economics / Autor: Jan K. Brueckner

    Lectures on urban economics

    Jan K. Brueckner

    economia urbana

    Este livro oferece um tratamento rigoroso, mas não técnico, dos principais tópicos da economia urbana. Para tornar o livro acessível a uma ampla gama de leitores, a análise é diagramática, e não matemática. Embora não seja técnico, o livro se baseia em um raciocínio econômico rigoroso, que oferece tratamentos completos e exaustivos de modelos relevantes para cada tópico, com o objetivo de revelar a lógica do raciocínio econômico enquanto também ensina economia urbana.

  • Livro: Curso de arbitragem / Autor: Francisco José Cahali

    Curso de arbitragem

    Francisco José Cahali

    direito

    O livro mantém a didática e sistematização das edições anteriores e traz as inovações legislativas e o conteúdo da jurisprudência em teses do STJ. A edição também incorpora novos temas como a arbitragem nas relações de consumo e em contratos de adesão, a extensão da cláusula a terceiro não signatário, dentre outras atualidades como, por exemplo, arbitragem e a administração pública.

  • Livro: As cidades invisíveis / Autor: Italo Calvino

    As cidades invisíveis

    Italo Calvino

    Literatura ficção

    Neste livro de Italo Calvino a cidade deixa de ser um conceito geográfico para se tornar o símbolo complexo e inesgotável da existência humana. No livro o autor afirma ter conseguido concentrar em um único símbolo todas as suas reflexões, experiências e conjeturas.

  • Livro: Condomínio de lotes / Autor: Bernardo Amorim Chezzi

    Condomínio de lotes

    Bernardo Amorim Chezzi

    direito urbanístico e imobiliário

    O livro fornece subsídios necessários à articulação entre o Código Civil e as Leis Federais 4.591/1964 e 6.766/1979, e constitui ferramenta a ser empregada pelos legisladores de municípios brasileiros na tarefa de dotá-los de normas capazes de assegurar a implantação de condomínios de lotes em conformidade com os requisitos urbanísticos e ambientais necessários a assegurar a realização das funções da cidade.

  • Livro: O urbanismo / Autor: Françoise Choay

    O urbanismo

    Françoise Choay

    urbanismo

    Revendo a obra de 37 autores, Choay busca um urbanismo menos teórico e mais humano. Desde o final do século XX o urbanismo tenta responder aos problemas levantados pela introdução maciça da máquina nos agrupamentos urbanos, tentando reorganizá-los através de modelos estabelecidos aprioristicamente, que ora privilegiam o rendimento (o modelo racionalista), ora a tradição, ora a reintegração da cidade ao campo. Utópicas, essas matrizes levaram a sucessivos fracassos - e, no entanto continuam a ser amplamente utilizadas. Revendo a obra de 37 autores, Choay busca um urbanismo menos teórico e mais humano.

  • Livro: Geographical data science and spatial data analysis / Autores: Lex Comber e Chris Brunsdon

    Geographical data science and spatial data analysis

    Lex Comber

    Chris Brunsdon

    data science / ciência de dados e geografia

    Este é um livro estilo ‘aprender fazendo’, com uma Introdução à linguagem R para análise e mapeamento Espacial, considerando questões de inferência, ligando Big Data, geografia, GIS, mapeamento e análise espacial.

  • Livro: The economy as a complex spatial system / Editores: Pasquale Commendatore, Ingrid Kubin, Spiros Bougheas, Alan Kirman, Michael Kopel e Gian Italo Bischi

    The economy as a complex spatial system

    Pasquale Commendatore (editor) e outros

    economia

    o livro está organizado em três partes, cada uma delas lidando com um nível diferente de análise: No nível macro, considera as interações dentro de grandes sistemas econômicos (regiões ou países). No nível meso, discute as interações dentro de mercados específicos, mas abrangentes, com foco nos mercados financeiros e sistemas bancários. No nível micro, explora a tomada de decisões de empresas individuais, especialmente no contexto de decisões de localização.

  • Livro: Planejamento urbano / Autor: Le Corbusier

    Planejamento urbano

    Le Corbusier

    planejamento urbano

    Le Corbusier, em Planejamento Urbano, analisa e propõe as metas de uma então nova visão arquitetônica e urbanística com a intenção de colocar o homem em um entorno que privilegie concomitantemente o humano e o natural.

  • Livro: Urbanismo / Autor: Le Corbusier

    Urbanismo

    Le Corbusier

    urbanismo

    O Urbanismo de Le Corbusier desencadeou desde a sua publicação em 1925 violentas polêmicas. Le Corbusier afirma que é necessário adaptar a cidade à sua época restituindo-lhe a sua nobreza, desenvolvendo a sua eficácia e, para isso, é preciso transformá-la fundamentalmente.

  • Livro: Perícias de engenharia - a apuração dos fatos / Autora: Simone Feilgelson Deutsch

    Perícias de engenharia - a apuração dos fatos

    Simone Feilgelson Deutsch

    engenharia legal e avaliações

    Este livro nasceu da experiência da autora na elaboração de mais de mil laudos e pareceres técnicos na área da patologia das edificações e perícias de forma geral, e mostra de forma prática e objetiva, como proceder ao estudo e consequente elaboração da peça técnica diagnóstica que conduzirá a decisão superior de culpabilidade na área judicial e na extrajudicial.

  • Livro: Ações locatícias / Autor: José Domingues Filho

    Ações locatícias

    José Domingues Filho

    direito imobiliário e engenharia legal

    Em 11 Capítulos, este ensaio põe em tablado os assuntos seguintes: Subvenções de lineamento inicial; Regras procedimentais na lei do inquilinato; Ações executiva e monitória do título locatício; Tutelas de urgência nas ações de locação; Das ações despejatórias; Indenizações ao locatário; Cobrança contra o fiador e exoneratórias da fiança; Execução de despejo locacional; Consignatória de alugueres e acessórios da locação; Da ação revisional de aluguel; Da ação renovatória de locação.

  • Livro: Zoning Rules! / Autor: William A. Fischel

    Zoning Rules!

    William A. Fischel

    planejamento urbano

    Este livro descreve como o zoneamento tem sido usado em demasia pelas comunidades locais para bloquear o desenvolvimento de novas moradias de forma tem exacerbado a expansão e a desigualdade social. O autor expõe a história, motivação, estrutura e impacto do zoneamento municipal nos Estados Unidos e oferece abordagens mais eficazes para desenvolvedores e funcionários públicos considerar ao instituir novos regulamentos.

  • Livro: Capitalismo e liberdade / Autor: Milton Friedman

    Capitalismo e liberdade

    Milton Friedman

    economia

    A idéia central desta obra de Friedman é a de que o mesmo Estado que constrange a liberdade econômica termina por também tolher a liberdade individual. A lição principal do livro vem da própria experiência do autor, de defender esses ideais quando a maioria das pessoas acreditava no Estado grande.

  • Livro: Livre para escolher / Autores: Milton Friedman e Rose Friedman

    Livre para escolher

    Milton Friedman

    Rose Friedman

    economia

    Uma reflexão sobre a relação entre liberdade e economia. Neste clássico sobre economia, liberdade e a relação entre esses dois conceitos, Milton e Rose Friedman explicam como a liberdade foi sendo corroída, e a riqueza, solapada por meio do surgimento crescente de leis, regulamentações e agências governamentais. Os autores também examinam como as boas intenções com frequência produzem resultados ruins quando o governo assume o papel de intermediário.

  • Livro: Cidade para Pessoas / Autor: Jan Gehl

    Cidades para pessoas

    Jan Gehl

    planejamento urbano

    Este livro analisa muitas das ideias seminais de Gehl, examina algumas das cidades do mundo que se desenvolveram com êxito nas últimas décadas e estabelece os desafios para o futuro.

  • Livro: Data science do zero / Autor: Joel Grus

    Data science do zero

    Joel Grus

    data science / ciência de dados

    Obtenha um curso intensivo em Python. Aprenda o básico de álgebra linear, estatística e probabilidade ― e entenda como e quando eles são usados em data science. Colete, explore, limpe, mude e manipule dados. Vá fundo nos princípios do aprendizado de máquina. Implemente modelos como k-vizinhos mais próximos, Naive Bayes, regressão logística e linear, árvores de decisão, redes neurais e agrupamentos. Explore sistemas recomendados, processamento de linguagem natural, análise de rede, MapReduce e bases de dados.

  • Livro: Um curso de cálculo - volume 1 / Autor: Hamilton Luiz Guidorizzi

    Um curso de cálculo - volume 1

    Hamilton Luiz Guidorizzi

    cálculo

    Um Curso de Cálculo – Volume 1 aborda temas como limite, derivada, integral de funções, entre outros. É indicado para alunos de graduação de Matemática, Engenharia e Ciências Exatas que cursam Cálculo Diferencial e Integral e disciplinas de Cálculo relacionadas.

  • Livro: Um curso de cálculo - volume 2 / Autor: Hamilton Luiz Guidorizzi

    Um curso de cálculo - volume 2

    Hamilton Luiz Guidorizzi

    cálculo

    Um Curso de Cálculo – Volume 2 aborda temas como funções integráveis, derivadas parciais, limite e continuidade, entre outros. É indicado para alunos de graduação de Matemática, Engenharia e Ciências Exatas que cursam Cálculo Diferencial e Integral e disciplinas de Cálculo relacionadas.

  • Livro: Cidades do amanhã / Autor: Peter Hall

    Cidades do amanhã

    Peter Hall

    planejamento urbano

    A obra é um estudo sobre a história do planejamento e projeto das cidades modernas. Esta edição, revista e ampliada, traz um extenso e minucioso panorama da formação e evolução das cidades e metrópoles contemporâneas no século XX e início do XXI, e também uma profunda reflexão crítica sobre os modos de pensar e fazer o projeto territorial urbano e o da edificação, bem como suas influências e a eficiência de seus resultados para a vida dos cidadãos, os mais ricos e os mais pobres.

  • Livro: O caminho da servidão / Autor: F. A. Hayek

    O caminho da servidão

    F. A. Hayek

    economia

    O Caminho da Servidão é o trabalho mais conhecido do professor F. A. Hayek. Foi publicado pela primeira vez em 1944, tornando o seu autor mundialmente famoso. A obra demonstra que o planejamento econômico não é apenas assunto de interesse acadêmico mas também objeto de estudo e de interesse público e governamental. O Caminho da Servidão continua a oferecer bases para uma discussão crítica sobre a economia planejada.

  • Livro: Cities and the wealth of nations / Autora: Jane Jacobs

    Cities and the wealth of nations

    Jane Jacobs

    economia urbana

    Neste livro de Jane Jacobs - não traduzido para o português brasileiro - a autora argumenta que são as cidades - não as nações - que conduzem a riqueza. Desafiando séculos de ortodoxia econômica, a autora afirma que cidades saudáveis estão em constante evolução para substituir bens importados por alternativas produzidas localmente, estimulando um ciclo de crescimento econômico vibrante. Com exemplos de todo o mundo e através dos tempos, Jacobs muda radicalmente a maneira de ver as cidades - e toda a economia.

  • Livro: Morte e vida de grandes cidades / Autora: Jane Jacobs

    Morte e vida de grandes cidades

    Jane Jacobs

    economia urbana e planejamento urbano

    Neste livro Jane Jacobs escreve sobre o que torna as ruas seguras ou inseguras, sobre o que vem a ser um bairro e sua função dentro do complexo organismo que é a cidade, sobre os motivos que fazem um bairro permanecer pobre enquanto outros se revitalizam. A autora explica o papel benéfico das casas funerárias e das janelas das moradias, os perigos do excesso de dinheiro para a construção e os perigos da escassez de diversidades, fornecendo uma base para avalia a vitalidade das cidades.

  • Livro: The economy of cities / Autora: Jane Jacobs

    The economy of cities

    Jane Jacobs

    economia urbana

    Neste livro - não traduzido para o português brasileiro - Jane Jacobs investiga a maneira delicada como as cidades equilibram a interação entre a produção doméstica de bens e a maré em constante mudança de importações. Usando estudos de caso de cidades em desenvolvimento no mundo antigo, pré-agrícola, e cidades contemporâneas em declínio, como a financeiramente irresponsável cidade de Nova York de meados dos anos 60, Jacobs identifica os principais motores da prosperidade e do crescimento urbano, muitas vezes por via contraintuitiva.

  • Livro: Theory of economic dynamics / Autor: Michal Kalecki

    Theory of economic dynamics

    Michal Kalecki

    economia

    Na Teoria do Ciclo de Negócios, publicada em polonês em 1933, Kalecki afirmou o princípio da demanda efetiva de forma matemática. Em 1935, ele delineou a teoria do emprego, contradisse o remédio ortodoxo para uma depressão - o corte de salário - e apontou a importância do investimento para a economia. Embora sua formação tenha sido em economia marxista, ele conseguiu antecipar o sistema keynesiano.

  • Livro: Curso da Bauhaus / Autor: Wassily Kandinsky

    Curso da Bauhaus

    Wassily Kandinsky

    design e arte

    Este livro, a terceira grande obra teórica de Kandinsky, traz o texto de suas aulas na Bauhaus, onde ensinou de 1922 a 1933 e corresponde a um momento capital da sua teoria. É o seu coroamento: aí se recordam os elementos fundamentais da pintura, cor e forma, mas também e sobretudo a teoria e a síntese das artes e suas aplicações, bem como o seu controle experimental.

  • Livro: Teoria geral do emprego, do juro e da moeda / Autor: John Maynard Keynes

    Teoria geral do emprego, do juro e da moeda

    John Maynard Keynes

    economia

    Conhecida como a "Teoria Geral", a obra propõe uma grande discussão do ciclo comercial e uma nova abordagem para a determinação do nível de atividade econômica, dos problemas do emprego e do desemprego e das causas da inflação. As discussões sobre o livro permaneceram durante toda a vida do autor e continuam ainda hoje, mesmo com outros grandes autores subsequentes.

  • Livro: Storytelling com dados / Autor: Cole Nussbaumer Knaflic

    Storytelling com dados

    Cole Nussbaumer Knaflic

    data science / ciência de dados

    A autora já trabalhou em diversas empresas com tratamento de dados e similares e com isso se deparou com os mais diversos tipos de apresentações, slides e gráficos. Storytelling com Dados é a maneira que ela tem de trazer esta experiência de um modo divertido e didático, através de 6 linhas principais: entender o contexto; escolher uma apresentação visual adequada; eliminar a saturação; focar a atenção; pensar como um designer, contar a sua história.

  • Livro: Nova York delirante / Autor: Rem Koolhaas

    Nova York delirante

    Rem Koolhaas

    arquitetura e urbanismo

    Combinação de manifesto, história, crítica e celebração da “capital do século XX”, Nova York delirante traz histórias marcantes da formação de Nova York desde a chegada dos holandeses, em 1626: o culto da tecnologia e do artificial, a invenção do elevador e a expansão para o alto, a construção de ícones como o Central Park, o Empire State e o Rockefeller Center.

  • Livro: Introdução à economia / Autores: Paul Krugman e Robin Wells

    Introdução à economia

    Paul Krugman

    Robin Wells

    economia

    Introdução à Economia aborda um panorama atualizado da crise financeira recente e dos aspectos do sistema bancário que permitiram que ela ocorresse. Além disso, debate casos empresariais e suas questões econômicas.

  • Livro: O direito à cidade / Autor: Henry Lefebvre

    O direito à cidade

    Henry Lefebvre

    urbanismo e planejamento urbano

    Este livro tem por objetivo fazer com que os problemas relacionados ao urbanismo e ao planejamento urbano entrem na consciência e nos programas políticos, além de propor que os pensamentos e as atividades que dizem respeito ao urbanismo passem pelo crivo da crítica.

  • Livro: Curso de finanças públicas / Autor: Edilberto Carlos Pontes Lima

    Curso de finanças públicas

    Edilberto Carlos Pontes Lima

    economia e finanças

    Este livro incorpora as novas abordagens, como a ênfase na assimetria de informação, a segunda geração de federalismo fiscal, as hipóteses da teoria da escolha pública e da economia comportamental, mas preserva a estrutura tradicional do trato da teoria e prática de finanças públicas. O texto enfatiza que as finanças públicas são um daqueles assuntos que ficam na fronteira entre a política e a economia.

  • Livro: O ABC da Bauhaus / Autora: Ellen Lupton

    O ABC da Bauhaus

    Ellen Lupton

    design

    O livro descreve as origens e o impacto da Bauhaus no que se refere a design, psicanálise, geometria, educação infantil e cultura popular. O texto é uma exploração provocativa dos objetivos e realizações da escola, enquanto o livro em si é um manifesto dos ideais da Bauhaus, sintetizando o conceito editorial, a tipografia e o trabalho artesanal.

  • Livro: A imagem da cidade / Autor: Kevin Lynch

    A imagem da cidade

    Kevin Lynch

    arquitetura e urbanismo

    Este livro trata da fisionomia das cidades, do fato de essa fisionomia ter ou não alguma importância e da possibilidade de modificá-la. Entre seus inúmeros papéis, a paisagem urbana também é algo a ser visto e lembrado, um conjunto de elementos do qual esperamos que nos dê prazer. Dar forma visual à cidade é um tipo especial de problema de design e, de resto, um problema relativamente recente.

  • Livro: Para entender a crise urbana / Autora: Ermínia Maricato

    Para entender a crise urbana

    Ermínia Maricato

    ciências sociais

    Este livro é composto por três artigos e uma entrevista, e é marcado pela perspectiva de que com o desenvolvimento do capitalismo gesta-se uma “crise urbana”, cuja saída só poderia ser pensada e realizada a partir da luta dos trabalhadores. O principal objetivo da obra é contribuir na erradicação do “analfabetismo urbanístico”. A autora traz reflexões teóricas e políticas que visam auxiliar a compreensão da lógica de funcionamento e de organização do espaço urbano a partir de uma perspectiva de luta de classes.

  • Livro: Perícias em edificações - teoria e prática / Autor: José Marques

    Perícias em edificações - teoria e prática

    José Marques

    engenharia legal e avaliações

    A parte teórica da obra é composta por definições, considerações sobre o Código de defesa do Consumidor, o Código Civil e o Código de Processo Civil e exposição da Metodologia de Atuação com ilustrações e quadro resumo. Na parte prática apresenta ilustrações, discorre sobre a parte de eletricidade e de hidráulica, telhados, impermeabilização, trincas, sondagem, fundações, contenções, e abarca grande parte da matéria-prima de interesse pericial.

  • Livro: O Capital - livro I / Autor: Karl Marx

    O Capital - livro I

    Karl Marx

    economia

    O clássico de Marx foi originalmente publicado na Alemanha em 1867 e é considerado a mais profunda investigação crítica do modo de produção capitalista. O objetivo de Marx era, por meio de uma crítica da economia política, compreender como o capitalismo funciona. O autor desenvolveu um aparato conceitual e metodológico para entender a complexidade do capitalismo, as categorias que constituem a articulação interna da sociedade burguesa e a relação direta entre acumulação de capital e exploração da força de trabalho.

  • Livro: O Capital - livro II / Autor: Karl Marx

    O Capital - livro II

    Karl Marx

    economia

    Originalmente publicado na Alemanha em 1885, o livro II é peça imprescindível para a compreensão plena do Livro I d'O capital e trata de forma abrangente do processo de circulação do capital, desde o consumo até a distribuição. Um dos pontos importantes examinados por Marx é a relação entre o tempo de produção e o tempo de circulação para a realização plena do mais-valor já criado.

  • Livro: O Capital - livro III / Autor: Karl Marx

    O Capital - livro III

    Karl Marx

    economia

    Intitulado O processo global da produção capitalista, o livro III d'O Capital procura conjugar as análises do Livro I (dedicado ao processo de produção do capital) e do Livro II o (dedicado ao processo de circulação do capital). Embora possa ser considerado em muitos sentidos o ápice da obra de Marx, o Livro III d'O capital é também um texto muito delicado, porque não chegou a ser finalizado em vida pelo autor, sendo editado posteriormente por Friedrich Engels.

  • Livro: Curso intensivo de python / Autor: Eric Matthes

    Curso intensivo de python

    Eric Matthes

    programação

    Curso Intensivo de Python é uma introdução completa e em ritmo acelerado à linguagem Python, que fará você escrever programas, resolver problemas e criar soluções que funcionarão em um piscar de olhos.

  • Livro: Gestão da sustentabilidade urbana / Autores: Angelo Augusto Valles de Sá Mazzarotto e Rodrigo de Cássio da Silva

    Gestão da sustentabilidade urbana

    Angelo Augusto Valles de Sá Mazzarotto

    Rodrigo de Cássio da Silva

    planejamento urbano

    Quando falamos de um projeto contínuo de urbanização, estamos nos referindo também à necessidade constante de reestruturar os espaços urbanos, recuperar áreas abandonadas e preservar e ampliar os aspectos culturais, históricos, sociais e ecológicos dessas regiões. Por isso, é fundamental, apostar em um planejamento urbano que vise o desenvolvimento sustentável tanto das áreas já ocupadas quanto das novas.

  • Livro: A cidade inteligente / Autores: Evgeny Morozov e Francesca Bria

    A cidade inteligente

    Evgeny Morozov

    Francesca Bria

    ciências sociais e tecnologia

    A "smart city" repleta de serviços de empresas Big Tech se mostrou muito mais funcional, otimizada e controlada do que participativa, sustentável e justa. Como contraponto a esse sistema neoliberal, os especialistas em tecnologia e seus impactos socioeconômicos Evgeny Morozov e Francesca Bria oferecem uma série de exemplos e estudos de caso de formas de gestão cooperativa. Para Morozov e Bria, retomar o controle sobre tecnologias, dados e infraestruturas é imprescindível para a gestão cooperativa da cidade inteligente do futuro – democrática e inclusiva.

  • Livro: Big tech / Autor: Evgeny Morozov

    Big tech

    Evgeny Morozov

    ciências sociais e tecnologia

    O livro reúne os principais artigos do especialista em tecnologia e em internet Evgeny Morozov. O autor problematiza a lógica do chamado "solucionismo" tecnológico, que enxerga a tecnologia como panaceia para problemas que instituições falharam em resolver e alerta que a internet e plataformas tecnológicas baseadas em dados pessoais (Airbnb, Uber, Facebook e WhatsApp, etc) podem servir de ferramentas contrárias à democracia, dependendo da maneira como são usadas.

  • Livro: Guia global de desenho de ruas / Autoria: NACTO

    Guia global de desenho de ruas

    NACTO

    urbanismo e desenho urbano

    O Guia global de desenho de ruas propõe reflexão, conceitua e traz estudos de caso vividos por diferentes cidades do mundo, levando em conta a sustentabilidade, a segurança e o dinamismo necessários à via pública.

  • Livro: Avaliação de bens - princípios básicos e aplicações / Autor: Radegaz Nasser Junior

    Avaliação de bens - princípios básicos e aplicações

    Radegaz Nasser Junior

    engenharia legal e avaliações

    Este livro tem o objetivo de reunir os princípios básicos da Avaliação de Bens. Não apresenta uma “receita de bolo” mas conceitos e dados para aprofundamento neste vasto campo da Avaliação de Bens.

  • Livro: Leis civis comentadas e anotadas / Autores: Rosa Maria De Andrade Nery e Nelson Nery Junior

    Leis civis comentadas e anotadas

    Rosa Maria De Andrade Nery

    Nelson Nery Junior

    direito

    Estão reunidos na 5ª edição desta obra textos normativos, de interesse vital de todos que trabalham na jurisdição civil, em especial, que se propõe a facilitar o trabalho dos operadores do direito e simplificar a consulta imediata dessas importantes fontes normativas.

  • Livro: Uma nova agenda para a arquitetura / Autora: Kate Nesbitt

    Uma nova agenda para a arquitetura

    Kate Nesbitt

    arquitetura e urbanismo

    A coletânea traz 51 ensaios de teoria da arquitetura contemporânea de grandes nomes como Eisenman, Colquhoun, Koolhaas e Frampton. A antologia é uma introdução às questões centrais do debate teórico pós-moderno a partir dos anos 1960 – época em que as objeções à ideologia do movimento moderno se avolumaram, incitando novas reflexões e questionamentos não apenas sobre o movimento, como também sobre a própria disciplina arquitetônica.

  • Livro: Arte de projetar em arquitetura / Autor: Ernst Neufert

    Arte de projetar em arquitetura

    Ernst Neufert

    arquitetura

    Arte de projetar em arquitetura é um manual de construção que reúne, de forma sistemática, os fundamentos, normas e prescrições sobre recintos, edifícios, estâncias, instalações e utensílios, tomando o ser humano como medida e objetivo.

  • Livro: Urban economics / Autor: Arthur O'Sullivan

    Urban economics

    Arthur O'Sullivan

    economia urbana

    O livro oferece uma apresentação clara e concisa das forças econômicas que: causam o desenvolvimento das cidades, determinam a forma espacial das cidades, fazem com que as economias urbanas cresçam ou diminuam, geram problemas urbanos - como pobreza, crime e congestionamento -, tornam único o mercado de habitação urbana, e moldam as políticas fiscais e de gastos dos governos locais. Além de desenvolver os conceitos básicos da economia urbana, o livro usa a análise econômica para avaliar os méritos das políticas destinadas a resolver os problemas urbanos mais incômodos.

  • Livro: Direito urbanístico / Autor: Victor Carvalho Pinto

    Direito urbanístico

    Victor Carvalho Pinto

    direito urbanístico e ambiental

    Esta 4ª edição do livro Direito Urbanístico atualiza o conteúdo das anteriores, tendo em vista a promulgação das Leis 12.587/2012 (Política Nacional de Mobilidade Urbana), 12.608/2012 (Novo Código Florestal) e a publicação do acórdão do STF na ADln 1.842-RJ, que tratou das Regiões Metropolitanas.

  • Livro: Spacematrix / Autores: Meta Berghauser Pont e Per Haupt

    Spacematrix

    Meta Berghauser Pont

    Per Haupt

    economia urbana e planejamento urbano

    Sobre a densidade urbana como ferramenta de planejamento e desenho. Esta edição revisada tenta analisar as conexões entre densidade, forma urbana e desempenho - um pré-requisito para compreender e prever com sucesso os efeitos de projetos específicos e propostas de planejamento urbano.

  • Livro: Curso básico de concreto armado / Autores: Thiago Bomjardim Porto e Danielle Stefane Gualberto Fernandes

    Curso básico de concreto armado

    Thiago Bomjardim Porto

    Danielle Stefane Gualberto Fernandes

    engenharia civil

    O livro aborda os princípios fundamentais da área e suas aplicações em análise e concepção estrutural. A partir da explicação dos conceitos básicos sobre materiais, análise estrutural, lajes, pilares e fundações, a obra apresenta um projeto completo de um edifício e todas as etapas para sua concepção, dimensionamento e detalhamento, visando à aplicação prática da teoria apresentada.

  • Livro: Curso de análise econômica do direito / Autores: Antônio Maristrello Porto e Nuno Garoupa

    Curso de análise econômica do direito

    Antônio Maristrello Porto

    Nuno Garoupa

    economia e direito

    O livro apresenta os conceitos básicos de Law & Economics (Análise Econômica do Direito - AED). Ainda que muitos trabalhos brasileiros tenham a AED como foco principal e utilizem a referida teoria para tratar dos temas do campo do Direito, em sua maioria não foram escritos para apresentar as referidas categorias analíticas. Nesse sentido, os autores se inspiraram no material elaborado por Cooter e Ulen, nos Estados Unidos, no livro Law & Economics.

  • Livro: A nascente / Autor: Ayn Rand

    A nascente

    Ayn Rand

    literatura ficção

    Neste romance, Ayn Rand narra a história da luta de Roark, um homem de integridade inabalável, que enfrenta obstáculos como o desemprego, a ruína financeira e a humilhação pública, porém nunca abre mão de seus valores. Apesar da pressão social, profissional e financeira para que se adapte aos modelos estabelecidos, Roark luta para combater três tipos de indivíduos: os tradicionalistas, os conformistas e os parasitas.

  • Livro: A revolta de Atlas / Autor: Ayn Rand

    A revolta de Atlas

    Ayn Rand

    literatura ficção

    À medida que o controle do governo sobre todos os setores da economia aumenta, os principais inovadores e trabalhadores de diversos níveis hierárquicos desaparecem em circunstâncias misteriosas, abandonando negócios lucrativos ou empregos que antes garantiam seu sustento. Sem essas mentes privilegiadas para criar coisas novas e produzir riqueza para toda a sociedade, qual será o futuro do mundo? Você encontrará a resposta quando descobrir a razão por trás dos fatos desconcertantes que assolam a vida dos personagens de A revolta de Atlas.

  • Livro: A concepção estrutural e a arquitetura / Autor: Yopanan Conrado Pereira Rebello

    A concepção estrutural e a arquitetura

    Yopanan Conrado Pereira Rebello

    arquitetura e engenharia civil

    Este livro enseja uma viagem profícua no campo das estruturas, no qual as qualidades didáticas do autor são notórias, e traz uma importante contribuição ao ensino das estruturas, não só para os alunos como também para profissionais que atuam na área.

  • Livro: Habitar híbrido / Autor: Guto Requena

    Habitar híbrido

    Guto Requena

    arquitetura e tecnologia

    Este livro é dirigido a arquitetos e estudantes de arquitetura, a fim de apresentar novas formas de fazer, pensar e compreender a área em que atuam, valorizando o uso das tecnologias de informação e comunicação para criar uma arquitetura emocional, na qual ambientes interativos e híbridos podem responder a estímulos, sensibilizar e promover maior conexão entre as pessoas.

  • Livro: Regularização fundiária rural e urbana / Autor: Mario do Carmo Ricalde

    Regularização fundiária rural e urbana

    Mario do Carmo Ricalde

    direito urbanístico e imobiliário

    O livro abrange a regularização fundiária rural, seguida pela regularização fundiária urbana, alcançando a legitimação, instrumentos, demarcação urbanística, procedimento administrativo, registro, laje, condomínio, regularização da propriedade fiduciária, dentre outros. Adiante são verificados as nuances dos procedimentos de avaliação e alienação de imóveis da união e as demais disposições pertinentes.

  • Livro: Princípios de economia política e tributação / Autor: David Ricardo

    Princípios de economia política e tributação

    David Ricardo

    economia

    Nesta sua obra, Ricardo discute suas reflexões sobre diferentes pontos da economia política à luz das ideias e contribuições de nomes declaradamente admirados por ele, como Adam Smith, Jean-Baptiste Say, Thomas Malthus e outros. O autor discorre sobre o conceito de valor segundo as reflexões de Smith, e apresenta sua mais notória contribuição ao pensamento econômico, a chamada teoria das vantagens comparativas, além da tributação e outras reflexões.

  • Livro: A arquitetura da cidade / Autor: Aldo Rossi

    A arquitetura da cidade

    Aldo Rossi

    arquitetura e urbanismo

    Aldo Rossi analisa a questão da formação da cidade e todo o processo de surgimento e transformação da mesma, como uma criação inseparável da vida civil e da sociedade em que se manifesta. A obra divide-se em quatro partes: a primeira, trata de problemas de descrição e classificação da cidade, a segunda da estrutura da cidade por partes, a terceira da arquitetura da cidade e do locus em que ela existe e a quarta parte alude às principais questões da dinâmica urbana e ao problema da política como escolha.

  • Livro: Street fight / Autores: Janette Sadik-Khan e Seth Solomonow

    Street fight

    Janette Sadik-Khan

    Seth Solomonow

    planejamento urbano

    Como uma Jane Jacobs dos dias modernos, Janette Sadik-Khan transformou as ruas da cidade de Nova York para abrir espaço para pedestres, ciclistas, ônibus e espaços verdes. Descrevendo as batalhas que ela lutou - como comissária de transporte - para promover mudanças, Streetfight transmite sabedoria e conselhos práticos que outras cidades podem seguir para tornar suas próprias ruas mais seguras e vibrantes. Quebrando a rua em suas partes componentes, Streetfight demonstra, com visuais passo a passo, como reescrever o "código-fonte" subjacente de uma rua.

  • Livro: O espaço dividido / Autor: Milton Santos

    O espaço dividido

    Milton Santos

    economia urbana e geografia

    Este livro apresenta a contribuição de Milton Santos à busca de uma teoria do espaço e da urbanização no Terceiro Mundo. O autor chega a interpretações próprias sobre o fenômeno complexo que é o subdesenvolvimento e suas repercussões na vida das populações a ele submetidas.

  • Livro: Capitalismo, socialismo e democracia / Autor: Joseph A. Schumpeter

    Capitalismo, socialismo e democracia

    Joseph A. Schumpeter

    economia

    Este é o mais famoso livro de Joseph Schumpeter e a obra que torna seu pensamento inclassificável dentro de correntes econômicas hegemônicas. O autor inicia o texto com um exame crítico do marxismo, dedica-se a um longo elogio analítico do capitalismo, embora preveja razões para seu fim, e investiga as premissas do socialismo e as ligações desse sistema com a democracia.

  • Livro: Urban analytics / Autores: Alex Singleton, Seth Spielman e David Folch

    Urban analytics

    Alex Singleton

    Seth Spielman

    David Folch

    planejamento urbano e data science / ciência de dados

    Este livro oferece uma visão definidora dos desafios e oportunidades de usar dados novos e emergentes para estudar cidades contemporâneas e futuras por meio de métodos incluindo GIS, Sensoriamento Remoto, Big Data e Geodemografia.

  • Livro: A riqueza das nações - volume 1 / Autor: Adam Smith

    A riqueza das nações - volume 1

    Adam Smith

    economia

    'A riqueza das nações' foi editado pela primeira vez em Londres, em 1776 e é, indiscutivelmente, um clássico histórico no pensamento econômico. É uma obra considerada por especialistas como "uma das grandes construções intelectuais da história moderna". Ideias fundamentais, como a da divisão do trabalho ou a da organização natural da vida econômica, foram particularmente aprofundadas por Adam Smith, tornando-se, depois, tão correntes que dispensam já a referência ao nome desse economista e ao papel que ele teve na sua formação.

  • Livro: A riqueza das nações - volume 2 / Autor: Adam Smith

    A riqueza das nações - volume 2

    Adam Smith

    economia

    'A riqueza das nações' foi editado pela primeira vez em Londres, em 1776 e é, indiscutivelmente, um clássico histórico no pensamento econômico. É uma obra considerada por especialistas como "uma das grandes construções intelectuais da história moderna". Ideias fundamentais, como a da divisão do trabalho ou a da organização natural da vida econômica, foram particularmente aprofundadas por Adam Smith, tornando-se, depois, tão correntes que dispensam já a referência ao nome desse economista e ao papel que ele teve na sua formação.

  • Livro: Teoria dos sentimentos morais / Autor: Adam Smith

    Teoria dos sentimentos morais

    Adam Smith

    economia e ciências sociais

    Publicado em 1759, Teoria dos sentimentos morais é, do ponto de vista filosófico, a obra-prima de Adam Smith. Os interesses especulativos do autor se concentravam na busca de uma resposta à questão 'De que modo o homem, como indivíduo ou espécie, chegou a ser o que é' e em mostrar a condição atual do homem como o resultado de alguns fatores, poucos e simples.

  • Livro: The rise and fall of urban economies / Autores: Michael Storper, Thomas Kemeny, Naji Makarem e Taner Osman

    The rise and fall of urban economies

    Michael Storper

    Thomas Kemeny

    Naji Makarem

    Taner Osman

    economia urbana e ciências sociais

    Este livro desafia muitas das noções convencionais sobre o desenvolvimento econômico e lança uma nova luz sobre seu funcionamento. Os autores argumentam que é essencial entender as interações de três componentes principais - especialização econômica, formação de capital humano e fatores institucionais - para determinar quão bem uma economia regional lidará com novas oportunidades e desafios.

  • Livro: O campo ampliado da arquitetura / Autor: A. Krista Sykes

    O campo ampliado da arquitetura

    A. Krista Sykes

    arquitetura e urbanismo

    A antologia de A. Krista Sykes recolhe 28 dos principais textos contemporâneos de teoria e crítica de arquitetura. Os temas abordados envolvem sustentabilidade, espaço virtual e novas tecnologias, modos de representação e de prática projetual, cidades globais, a presença internacional de "starchitects", a interação da arquitetura com outras disciplinas, seu papel no mundo atual e até a necessidade ou não da crítica.

  • Livro: A economia do conhecimento / Autor: Roberto Mangabeira Unger

    A economia do conhecimento

    Roberto Mangabeira Unger

    economia

    Seguindo o exemplo de Adam Smith e Karl Marx, para quem a melhor maneira de compreender o regime econômico e suas possibilidades de transformação é estudar a produção mais avançada da época, Roberto Mangabeira Unger analisa o que a economia do conhecimento é e o que ela pode vir a ser.