Elson Fabiano Alves

arquiteto e urbanista

esp. gestão de neg. imobiliários

esp. eng. legal avaliação de imóveis

Acredito no papel fundamental da Arquitetura, do Urbanismo e do Planejamento na construção de cidades melhores, eficientes, compactas, diversas e humanas. E acredito no papel fundamental destas cidades na jornada da civilização que estamos construindo, na medida em que as cidades são a nossa casa, o nosso trabalho e onde acontece a maior parte das nossas vidas.

Possuo experiência e formação em Estudos e Projetos Urbanos e Imobiliários, Operações Urbanas Consorciadas e Planejamento Urbano, Legislação Urbana, Estudos de Viabilidade Físico-Financeira de Empreendimentos Urbanos e Imobiliários, Fundos de Investimento Imobiliário, Avaliações, Perícias Judiciais e Extrajudiciais e Vistorias em imóveis.


Mestrando em Planejamento Urbano e Regional, pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

 formação

UFRJ | Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em Planejamento Urbano e Regional

IPPUR | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional

2019-

Pesquisa em desenvolvimento na interseção entre os campos do planejamento urbano, da economia urbana e da ciência de dados, com foco na aplicação dos instrumentos de política urbana de caputura da valorização da renda da terra.

PUC Rio | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Esp. Engenharia Legal, Perícias e Avaliações

CCE-PUC Rio

2018

Trabalho de conclusão composto por Laudo de avaliação imobiliária de edifício corporativo de 46 pavimentos e área total construída de 123.000 m².

FGV | Fundação Getúlio Vargas

MBA em Gestão de Negócios de Incorporação e Construção imobiliária

FGV Management

2014-2016

Trabalho de conclusão intitulado 'Produção de unidades residenciais compactas na Zona Portuária do Rio de Janeiro'. Trabalho apresentado na 16ª Conferência Internacional LARES, em 2016.

UFJF | Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Curso de Arquitetura e Urbanismo

2003-2008

Trabalho Final de Graduação intitulado 'Eixo Caratinga - Reconversão sustentável de um rio urbano'. Participante do Concurso Ópera Prima de 2009.

 experiência

Inteligência Urbana

Proprietário

2019-

Inteligência Urbana se trata deste espaço virtual em construção onde ofereço meus serviços e compartilho conteúdo, dados e informações sobre cidades, urbanismo, arquitetura, planejamento e mercado imobiliário

Os meus serviços incluem Elaboração de Planos, Estudos e Projetos Urbanos e Imobiliários, tais como Masterplans, Estudos de Viabilidade Físico-Financeira de Empreendimentos, Estudos e Projetos Arquitetônicos, além de Perícias, Avaliações Imobiliária, Inspeções e Vistorias.

Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro

Especialista Legislativo

2018-

Especialista Legislativo em Arquitetura e Urbanismo, na Subsecretaria Geral de Engenharia e Arquitetura.

Supervisão, coordenação, gestão e orientação técnica; Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e especificação; Estudo de viabilidade técnica e ambiental, etc.

Companhia de Desenvolvimento Urbano do Rio de Janeiro

Assessor de Investimentos

2012-2018

Arquiteto e Urbanista / Assessor de Investimentos com atuação na área de Investimentos da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro - CDURP.

Trabalho desenvolvido na interface entre a Companhia e outros atores públicos e privados e no assessoramento e produção de estudos de viabilidade e desenvolvimento de novos projetos imobiliários e estratégicos no âmbito da Operação Urbana Consorciada Porto Maravilha e fora dela, além da prospecção e modelagem de novas Operações Imobiliárias e Urbanas.

NOVA | Arquitetura e etc.

Proprietário

2010-2012

Proprietário e responsável técnico da empresa NOVA | Arquitetura e etc, prestadora de serviços de arquitetura, urbanismo e comunicação visual, projetos e planejamento.

Por mais de dois anos e meio prestou serviços para as prefeituras de Minduri/MG e Seritinga/MG de forma continuada, além de outros clientes públicos e privados.

Experiências anteriores

Prefeitura Municipal de Minduri/MG

2009-2010 - Arquiteto e Urbanista

Prefeitura Municipal de Seritinga/MG

2009-2010 - Arquiteto e Urbanista

Prefeitura de Juiz de Fora/MG

2008-2009 - Supervisor

2007-2008 - Estagiário

Universidade Federal de Juiz de Fora

2007-2008 - Monitor

2007-2008 - Pesquisador

Prefeitura de Juiz de Fora/MG

2005-2006 - Estagiário

Incubadora Técnológica de Cooperativas Populares

2004-2006 - Monitor