O livro apresenta as transformações da cidade da pré-história ao mundo contemporâneo com texto sucinto e fartas ilustrações

Neste texto trazemos mais uma pequena resenha de um livro da nossa bibliografia geral de referência, que possui títulos dos campos do planejamento urbano, engenharia legal e diagnóstica, economia, tecnologia, dentre outros.

Apresentamos o clássico livro História da Cidade, de autoria do arquiteto e urbanista italiano Leonardo Benevolo, que foi um dos mais importantes historiadores e críticos da Arquitetura do mundo Ocidental.

História da Cidade conta a história das cidades e percorre as grandes mudanças da organização produtiva que transformaram a vida cotidiana dos homens e produziram, em cada etapa, um salto no desenvolvimento demográfico.

História da Cidade [Resenha]

Sumário do artigo

Introdução

Em História da Cidade, Benevolo relata a história das cidades, notadamente na Europa e no “Oriente Próximo”, desde sua origem, percorrendo cada época e descrevendo as características com riqueza de detalhes, mas num texto sucinto e objetivo. Nas palavras do próprio autor:

É este livro um balanço elementar da história do ambiente construído, feito através de um texto resumido e de uma farta coletânea de ilustrações.

Grande parte do livro é derivado dos volumes “históricos” de um curso de desenho ministrado no “Científico” das Escolas Italianas. Benevolo reuniu os volumes dedicados à Antiguidade Clássica, à Idade Média, à Era Moderna e à Contemporânea e enriqueceu o material com uma série de documentos sobre outras cidades no sentido de compor um quadro mais completo e sistemático do desenvolvimento urbano.

Sobre o autor

Leonardo Benevolo nasceu em Orta San Giulio, na província de Novara, na Itália, em 25 de setembro de 1923, e morreu em Cellatica, na província de Bréscia, também na Itália, em 5 de janeiro de 2017, aos 93 anos.

Benevolo estudou arquitetura na Universidade de Roma, onde se graduou em 1946. Ensinou história da arquitetura no Ateneo, e depois nas Universidades de Florença, Veneza e Palermo. Seus escritos foram disseminados e traduzidos para muitos idiomas, rendendo ao arquiteto fama internacional a ponto de ser reconhecido hoje em dia como um dos historiadores mais ilustres da arquitetura e urbanismo.

O arquiteto estudou a evolução dos vários movimentos e tendências, abordando não apenas os trabalhos e projetos mais emblemáticos, mas também a influência que a arquitetura exerceu no desenvolvimento da tecnologia e da indústria, o aparecimento de movimentos de vanguarda, as mudanças e transformações socioeconômicas e políticas.

Além da atividade acadêmica, Leonardo Benevolo desenvolveu uma intensa atividade profissional, como a construção da nova sede da Feira de Bolonha e os planos diretores de Ascoli Piceno, de Monza e do centro histórico de Bolonha e o plano regulatório de Monza, entre outros. Em Bréscia, tinha um escritório onde trabalhava com os seus filhos Alessandro e Luigi.

Benevolo obteve reconhecimento internacional por defender de forma pioneira uma visão integrada entre a Arquitetura e o Planejamento Urbano: o espaço, a sua utilização e quem o ocupa forma um todo só e não pode ser dissociado.

Obras do autor:

Dados do livro

Dados do livro e da edição utilizada:

Título
História da cidade.
Autor
BENEVOLO, Leonardo.
Idioma
Português.
Edição
1ª.
Editora
Perspectiva.
Data de publicação
1º de janeiro de 2011.
Número de páginas
728.
ISBN
978-8527301008

Estrutura e conteúdo

O livro é organizado em 15 capítulos, os quais listamos a seguir, que percorrem a origem e as transformações das cidades desde a pré-história até o século XX.

  • 1. O Ambiente Pré-Histórica e a Origem da Cidade

  • 2. A Origem da Cidade no Oriente Próximo

  • 3. A Cidade no Oriente Próximo

  • 4. A Cidade Livre na Grécia

  • 5. Roma: A Cidade e o Império Mundial

  • 6. As Cidades Muçulmanas

  • 7. As Cidades Européias da Idade Média

  • 8. A Cultura Artística da Renascença

  • 9. As Cidades Italianas na Renascença

  • 10. A Colonização Européia no Mundo

  • 11. As Capitais da Europa Barroca

  • 12. O Ambiente da Revolução Industrial

  • 13. A Cidade Pós-industrial

  • 14. A Cidade Moderna

  • 15. A Situação de Hoje

Apresentação

Como fica evidente pela listagem dos capítulos, o fio condutor do livro é o nascimento e as transformações do ambiente urbano na Europa e no Oriente Próximo. O autor leva em conta os acontecimentos em outras áreas - Extremo Oriente, África e Américas - sob o ponto de vista europeu, descrevendo as cidades nativas encontradas pelos europeus e as construídas em consequência da colonização européia.

A partir da leitura é possível entender que a formação das cidades se deu por necessidade, por questões econômicas e a arquitetura frequentemente esteve vinculada a posições de poder. O território sempre teve lugar de destaque e certamente foi a cidade que se adequou a ele e não o contrário. As intervenções feitas na paisagem foram de extrema importância para a expansão do território e a água foi um fator determinante para a localização das cidades.

Uma conclusão conceitual que pode ser extraída do livro é que as cidades não existem por uma necessidade natural, mas uma necessidade histórica, que tem um início e pode ter um fim. Nas palavras de Benevolo:

A cidade permanece uma criação histórica particular, ela não existiu sempre, mas teve início num dado momento da evolução social, e pode acabar, ou ser radicalmente transformada, num outro momento.

Conclusão

Neste artigo apresentamos uma pequena resenha do livro História da Cidade, de Leonardo Benevolo.

Esta foi uma resenha de um livro da nossa bibliografia geral de referência, que possui títulos dos diferentes campos a respeitos dos quais tratamos aqui, com os quais trabalhamos e sobre os quais estudamos. Em textos subsequentes continuaremos com outras resenhas e análises de obras, intercalando-as com os outros tipos de artigo.

Além do blog, a plataforma Inteligência Urbana disponibiliza páginas com referências para livros, cursos e leis e normas relacionadas aos temas que tratamos aqui. Caso você tenha interesse pode conferir nossos serviços oferecidos e entrar em contato quando quiser. Se quiser ser alertado da publicação de material novo pode assinar a nossa newsletter, e muito obrigado pela atenção até aqui!

Principais referências